imprimir

ANEXO I

ANEXO II

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS

SECRETARIA DA FAZENDA 

 

PORTARIA SEFAZ N.º 027, de 11 de  janeiro de 2.001  

Dispõe sobre os períodos de apuração e prazos de pagamento dos impostos que menciona e dá outras providências.

A SECRETÁRIA DA FAZENDA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 24 da Lei nº 888, de 28 de dezembro de 1996 e o art. 38, inciso I do RICMS, aprovado pelo Decreto 462, de 10 de julho de 1997, resolve

DETERMINAR:

Art. 1º  O pagamento do ICMS pelos contribuintes deste Estado, com atividade econômica descrita nos incisos I e II, inclusive os substitutos tributários e os sujeitos a apresentação de demonstrativos de saldo credor, far-se-á observando-se os períodos e prazos fixados no CALENDÁRIO FISCAL ICMS - EXERCÍCIO DE 2001 adotado na forma do Anexo I: 

I  - REGIME NORMAL DE APURAÇÃO: 

a)    comercio atacadista e varejista;

b)    indústria;

c)    prestação de serviços de transporte, comunicação e telecomunicação;

d)    com imposto diferido, nas operações previstas no art. 7º, § 6º, do RICMS, exceto os casos previstos no inciso XXVII. 

II - REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PELAS OPERAÇÕES: 

a)     anteriores;

b)     com diferimento do imposto, previstas no art. 7º, § 5º do RICMS;

c)      posteriores, praticadas por empresas portadoras de TARE contribuintes do Estado;

d)     posteriores, com período de apuração e recolhimento definidos em Convênios e Protocolos ICMS;

e)     com combustíveis e lubrificantes;

f)        de gados vivos para o abate, por frigoríficos e abatedouros. 

Parágrafo único. Excetuam-se dos prazos de que trata o caput, os produtores agropecuários, extratores e as hipóteses para as quais hajam previsões específicas em contrário. 

Art.   Os comerciantes, industriais, depositários de mercadorias e os prestadores de serviços de transporte e de comunicação, designados como substitutos tributários, para efeito de pagamento do ICMS devido por prestadores autônomos, deverão emitir um documento fiscal para cada serviço contratado. 

Art.   As empresas operadoras dos serviços de telecomunicações e as empresas concessionárias de serviço público de energia elétrica, entregarão, na Coordenadoria de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, no prazo estabelecido no Anexo II, o Documento de Apuração do ICMS - DAICMS. 

Parágrafo único. A empresa BRASIL TELECOM S.A., efetuará seus recolhimentos nas Agências do Banco do Brasil S/A e entregará o documento a que se refere o caput, na Coordenadoria de Arrecadação da Secretaria da Fazenda ou Delegacia Regional da Receita de Taguatinga - TO. 

Art. 4º  As empresas de transporte aéreo, com exceção das prestadoras de serviços através de táxi aéreo e congêneres, relativamente aos fatos geradores que ocorrerem até 31 de dezembro de 2000, poderão adotar o seguinte regime especial: 

I  - O recolhimento do ICMS será efetuado em percentual não inferior a 70% (setenta por cento) do valor do imposto devido até o dia 10 (dez) do mês subseqüente ao da ocorrência dos fatos geradores, e o restante até o último dia útil do mesmo mês;  

II - O documento de informação e apuração mensal do ICMS será apresentado até o último dia útil do mês subseqüente ao da ocorrência dos fatos geradores.  

Art. 5º  O pagamento do Imposto sobre a Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos - ITCD far-se-á nos seguintes prazos:  

I – nas transmissões por doação:  

a)   antes da lavratura do instrumento, se no Tocantins;

b)   antes de sua transcrição, se o instrumento for lavrado em outro estado;

c)    de até 10 dias, contado da tradição, na transmissão de bens móveis, títulos e créditos não sujeitos à transcrição;  

II - 60 (sessenta) dias, contado da data da abertura da sucessão, nas transmissões causa-mortis;  

III - 60 (sessenta) dias, contado da morte do usufrutuário, nos casos de extinção de usufruto;  

IV - 30 (sessenta) dias, contado do trânsito em julgado, nos casos de transmissão por sentença judicial.  

Art. 6º Os prazos para o cumprimento de obrigações fiscais acessórias relativas ao ICMS, são os constantes do Anexo II.  

Art. 7º Esta Portaria entra  em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 01 de janeiro de 2001.

Maria Cristina Cabral

Secretária da Fazenda

Este texto não substitui o publicado no D.O.E.